terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Oração Comunitária



 O objetivo da vida cristã é a aquisição do Espírito, dizia Serafim de Sarov, mas o "Espírito Santo gosta de derramar - Se no meio da comunidade" (Santo Alfonso). Rezar em casa não é a  mesma coisa que rezar na igreja. A oração pessoal é importante, mas não basta. Há graças que Deus nos concede mediante nossa oração pessoal, mas há outras graças que Ele quer nos dar quando estamos rezando em comunhão com outras pessoas, no seio da comunidade.
Basta observar que, quando o Espírito foi derramado em Pentecostes, os discípulos se encontravam reunidos e perseveravam unicamente em oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os parentes dEle. Jesus ensina que o que pedirmos em comum acordo ao Pai do Céu, em Seu nome, Deus no-lo dará. Precisamos estar de acardo, unidos de coração e com o mesmo ânimo, saber o que quer nossa comunidade e o que queremos também nós.
"Se alguém de vós quer sabedoria, peça a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser lhe há  dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se a onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. Não pense, portanto, tal homem que alcançara alguma coisa do Senhor, pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder" Tg 1, 5-8.
Não ponha em dúvida se é ou não verdade, aceite com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é a verdade, não mente.
Outra necessidade é perseverar em comunidade, na oração, pedir, procurar, bater à porta de Deus. Ele quer que sejamos insistentes.
Você tem um poder sobre Deus, sobre o Espírito Santo: o poder de pedir. Num primeiro momento pode parecer pouca coisa, mas não é. A oração é uma arma poderosa. O homem que reza é um homem poderoso, pois faz seu o poder que é de Deus. O Senhor se apressa em ouvir a oração do justo, e vale a pena dizer que, aqui, o justo se identifica com o homem e a mulher de fé,  com aqueles que aceitaram Jesus como Senhor de sua vida e foram por Ele justificados.
Marcio Mendes - Quando só Deus é a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário